Ayahuasca
A Ayahuasca
A Ayahuasca é uma bebida preparada a partir de duas plantas originadas da floresta amazônica, o cipó Mariri (Banisteriopsis caapi), também conhecido como Jagube, e o arbusto Chacrona (Psychotria viridis), também conhecido como Rainha. A palavra Ayahuasca é de origem quéchua (língua falada na região da cordilheira dos Andes) e significa “cipó dos espíritos”, ou “cipó da alma”. É uma referência ao cipó utilizado na confecção da bebida, onde Aya significa espírito ou alma e Huasca significa cipó ou liana. Também é chamada de daime, vegetal, hoasca, yagé, entre outros nomes.
A bebida ou chá Ayahuasca vem sendo utilizada desde tempos ancestrais. Há o registro histórico de sua utilização por civilizações pré-colombianas, como a civilização Inca. Na atualidade o chá Ayahuasca é utilizado pelas populações indígenas amazônicas em práticas ritualísticas, para o contato com o mundo espiritual e para cura de diversos males. Pelo menos 72 etnias indígenas na Amazônia, em países como Brasil, Peru, Equador, Colômbia e Bolívia fazem uso da bebida Ayahuasca.
O uso ritual do chá Ayahuasca foi difundido entre os curandeiros nas populações tradicionais da região amazônica, como os seringueiros e os ribeirinhos. No Brasil sua utilização foi adotada por doutrinas religiosas como o Alto Santo, o Santo Daime, a Barquinha e a União do Vegetal, que incorporaram elementos do cristianismo à ritualística do uso da bebida e expandiram a sua utilização no Brasil e no mundo.
Efeitos da Ayahuasca
Os efeitos da Ayahuasca podem ocorrem em nível físico, mental e espiritual. A intensidade e o tipo de efeitos são variáveis e cada pessoa sentirá de forma diferente. Em geral é esperado que os efeitos comecem até 45 minutos após a ingestão do chá Ayahuasca.
No nível mental, a Ayahuasca pode promover uma elevação ou expansão da consciência e permitir uma experiência de autoconhecimento, autoanálise e uma melhor percepção da realidade e fatos e circunstâncias de nossas vidas, no passado e no cotidiano
No nível físico, o efeito da Ayahuasca pode agir no organismo, circulando por cada célula, órgãos e sistemas físicos. Pode acontecer a chamada “limpeza”, quando o chá Ayahuasca promove a remoção de impurezas no organismo. A “limpeza” promove um bem-estar físico e mental e é compreendida de forma positiva em nossa Doutrina.
No nível espiritual, a Ayahuasca pode promover um contato com o plano sagrado e espiritual. Cada pessoa poderá ter a sua própria experiência conforme a sua compreensão, prática espiritual e o momento pessoal. A percepção do efeito da Ayahuasca e a assimilação da experiência é bastante individual. Ainda que a sessão seja uma reunião e comunhão em coletivo com a bebida sagrada, o trabalho espiritual é individual e sem interferências entre os participantes.
Na Doutrina da Ayahuasca costumamos referir ao efeito da Ayahuasca como a “Força” (chamamos de “entrar na Força” ou “sentir a Força” do chá), que é a energia vibrante que sentimos no plano físico, mental e espiritual, quando sentimos o efeito do chá. Conjuntamente, há o aspecto que referimos como a “Luz” da Ayahuasca, que é relativo ao efeito da expansão consciencial e clareza de entendimentos, a compreensão e os aprendizados vivenciados com a Ayahuasca. A união da “Força” e da “Luz” é que torna a bebida Ayahuasca tão especial para aqueles que buscam o contato com o sagrado, transformando os pensamentos e condutas, e possibilitando uma vida de harmonia, Luz, Paz e Amor.
Ayahuasca, pesquisas e uso terapêutico
O chá Ayahuasca é classificado por estudiosos como um enteógeno, ou seja, uma bebida capaz de “gerar uma experiência divina”. Essa propriedade proporciona o uso religioso da bebida como um veículo para ascensão da consciência e contato com o sagrado, possibilitando uma experiência de autoconhecimento e evolução espiritual.
O chá Ayahuasca tem sido estudado nas últimas décadas por diversas instituições científicas no Brasil e em outros países, como nos Estados Unidos. Os estudos comprovaram que o consumo da Ayahuasca é seguro e benéfico. Resultados de pesquisas recentes mostraram que pessoas que bebem continuamente o chá Ayahuasca apresentaram menos problemas psiquiátricos e psicológicos, menos abuso de drogas por exemplo.
Atualmente muitos pesquisadores vêm realizando estudos para a possibilidade de uso terapêutico da bebida Ayahuasca. As pesquisas indicam que a Ayahuasca apresenta potencial promissor para o tratamento de vários distúrbios psiquiátricos, tais como depressão, dependência de álcool e drogas, e estresse pós-traumático.
No Brasil, o uso da Ayahuasca é autorizado somente para fins ritualísticos por grupos religiosos. A norma atual que regulamenta o uso do chá Ayahuasca é a Resolução nº 01, de 25 de janeiro de 2010, do CONAD, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.